quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Ministra: desastre dizimou 900 hectares de flora em Minas Gerais

Para governador do Espírito Santo, Samarco mostrou despreparo para lidar com acidente

A ministrado Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou ontem que ao menos 900 hectares de flora foram dizimados em Minas Gerais em razão do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco - empresa controlada pela Vale e pela BHP - em Mariana, no início do mês.


A área equivale a 900 campos de futebol. O monitoramento no estado ainda não foi concluído, disse Izabella.


- Só em Minas Gerais o Iba-ma já fez um laudo, e, só de impacto em vegetação, são mais de 900 hectares de destruição. Nós temos de medir hectare por hectare e fazer fotografias, comparando com imagens de satélite o que era antes e o que é hoje - disse a ministra durante entrevista em Linhares.


Izabella sobrevoou a foz do Rio Doce, onde a lama chegou no sábado, com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. Segundo ela, a onda de resíduos já alcança dez quilômetros ao longo da costa e até 1,5 quilômetro mar adentro. Embora tenha considerado o impacto na região "muito expressivo" ela disse que avaliações técnicas ainda estão em curso. O monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA) e de órgãos ambientais na área será feito durante 90 a 120 dias. A ministra disse que, com a chegada da temporada de chuvas, mais sedimentos serão trazidos do local onde ocorreu o acidente para o encontro do rio com o oceano: - Só quando terminar o período de chuvas, poderei ter uma avaliação concreta do fim do acidente e quais são as medidas efetivas, além das emergenciais, para restauração do Rio Doce.


Segundo Izabella, os resultados do monitoramento serão usados para fins de indenização e planejamento da restauração do Rio Doce. Para ela, apenas após as avaliações técnicas o ministério poderá avaliar se as medidas tomadas pela mineradora Samarco no estuário foram adequadas.


A empresa instalou nove quilômetros de boias - normalmente usadas em casos de derramamento de óleo - em torno de áreas sensíveis do rio, próximas às matas de alagamento. A empresa diz que, embora a mancha laranja tenha ultrapassado as estruturas flutuantes, a turbidez na água dessas áreas está menor.


Para Hartung, a empresa mostrou despreparo para lidar com o acidente: - Esse desastre, de certa forma, encontrou uma empresa despreparada para um desastre dessa proporção. Se os equipamentos usados na foz do Rio Doce foram os melhores? Não sou técnico, mas não me parece que sejam os adequados. Mas vai servir de aprendizagem para que outros episódios possam ser cuidados com um plano de contingência adequado.


Izabella foi abordada por pequeno grupo de manifestantes com cartazes contra a Vale. Em Regência, distrito de Linhares onde o Rio Doce deságua no Atlântico, os moradores tentam diminuir a tristeza pelos prejuízos para fauna e flora da região.


- A partir de agora vai ser muito difícil criar menino em Regência. O barco do meu filho está parado desde semana passada. Nào sei como ele vai fazer para pescar. Com fé em Deus, São Benedito vai nos ajudar - disse Darília Siqueira, de 64 anos, que criou os 14 filhos com os peixes da foz do Rio Doce.


Os surfistas, que aproveitavam os ventos da região, também estão indignados: - Fico revoltado com o que está acontecendo - afirmou Lucas Teixeira, de 21 anos. •

Fonte: http://cliente.linearclipping.com.br/ana/site/m012/noticia.asp?cd_noticia=22154031

Nenhum comentário:

Postar um comentário